Páginas

Encerrado:

Aqui foi o começo de tudo, mas como todo filho um dia tem que ir embora decidi ir atrás de novas experiências literárias no Blog Meia Garrafa e Uma Dúzia de Histórias (www.gabrielpontes.com)
Algumas poesias selecionadas foram migradas para o novo blog.

Aqui jaz um menino cheio de sonhos que não repousam junto com ele.



Gabriel Pontes
g.ponteslima@gmail.com
Escritor

domingo, 19 de outubro de 2008

Egocentrismo;


Definição de egocêntrico: Aquele que pensa nele e só nele em vez de pensar em mim!

É amigos, eu sou egocêntrico, mas antes de explicar o por que gostaria de fazer um paralelo entre o egocentrismo e alto estima e nada melhor do que me usar como exemplo para isso...

O que é o egocentrismo? O homem no centro, essa é a resposta, mas na verdade o que é o homem no centro? Bem, eu acredito que tudo posso, sigo o raciocínio de que " Tudo é possível ao homem de boa vontade" e não tenho medo de mostrar isso na minha postura, forma de falar, de pensar e de agir. Isso para mim é alto estima, mas para os outros é egocentrismo.

A psicologia explica que se eu acho alguem ridículo é por que em algum ponto eu a acho interessante, da mesma forma que Freud disse que a mulher se sentia inferior ao homem por não ter um pênis (perdoe a grosseria). Dessa forma acredito que possa explicar agora o seguinte raciocínio:

Existe em cada um de nós uma luz, que com o tempo acende ou apaga. Pessoas que tem essa luz mais acesa tendem a sobrepor a luz dos demais e a forma que essas criaturas tem de se tentar afirmar ou de remediar seu ego ofendido ou esmagado é apelidar com palavras de mal gosto ou mesmo de egocêntrico ou na maioria dos casos borsal. Isso talvez podesse ser chamado de complexo de inferioridade "Olha, ta vendo como ele anda olhando para cima? Mas é muito borsal mesmo e pior que nã é nada!"

Não sabe esta criatura repugnante, ignorante, invejosa e ignóbel que ao chamar de egocentrista aquele que o sobrepõe, está sendo egocentrista, pois no seu sub consciente aquela atenção que ele desperta nos demais era ela que queria ter, em fim "todo aquele que pensa nele só nele em vez de pensar em mim!"

Eu sou egocentrista, pois ninguém tira minha alto estima, vanglorio-me sim de tocar três instrumentos musicais (muito bem), de falar muito bem, de ser verdadeiro, de ser um eterno estudante na busca do conhecimento infinito, de ser bem sucedido em tudo que faço em fim.

Por que você pode olhar para dez
Falar com nove
Paquerar com oito
Escolher sete
Desejar seis
Se apaixonar por cinco
Lutar por quatro
Viver por três
Sonhar com dois
Mas amará apenas um: Eu!
(Anônimo)

Gabriel Pontes

Um comentário:

Anônimo disse...

eu souu egocentrica! hunf!! ^^
bom texto! o/