Páginas

Encerrado:

Aqui foi o começo de tudo, mas como todo filho um dia tem que ir embora decidi ir atrás de novas experiências literárias no Blog Meia Garrafa e Uma Dúzia de Histórias (www.gabrielpontes.com)
Algumas poesias selecionadas foram migradas para o novo blog.

Aqui jaz um menino cheio de sonhos que não repousam junto com ele.



Gabriel Pontes
g.ponteslima@gmail.com
Escritor

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Só Lamento.


A alguns dias numa conversa que tive com uma amiga ela me disse que se pudesse voltar no passado ela não faria algumas coisas que lhe trouxeram experiência, mas a deixava muito constrangida. Eu parei para pensar e respondi: se eu pudesse voltar no passado, faria sim tudo de novo, não podemos nos arrepender do que fizemos, entretanto isso não quer dizer que não podemos lamentar. -Ela sorriu.

Meu passado é algo complicado por que eu o fiz assim admito, como sempre falei aqui quando você lê "dois" livrinhos capengas e descobre que só isso basta para superar a mentalidade de muitas pessoas na massa isso te torna altamente egocêntrico e no meu caso, altamente narcísico e elitista. Eu fui só mais uma vítima do pseudo conhecimento e ao achar que estava me tornando um sábio não percebi que cavava uma cova funda, solitária e vazia. Achando que o mundo não é justo para aqueles que sabem menosprezei pessoas, decepcionei pessoas, briguei com pessoas. Se pudesse voltar atrás no tempo eu faria tudo de novo, mas hoje lembrando só lamento.

Lembro dos cantos que deixei de ir por que o papo não me agradava, lembro que deixei muitos dos meus amigos de infância por que eles preferiam falar sobre Futebol e eu queria discutir Marxismo, Filosofia, política. Lembro que eles até brincavam: O Gabriel ta doido!
Com o tempo eu me tornei um chato, só queria falar coisas produtivas, até mesmo no meio de pessoas completamente alienadas ao invés de me sentar e discutir futebol como alguém humilde e comum. Se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo, mas hoje lembrando só lamento.

E assim fui perdendo pessoas, alguns fazem falta, outros nem lembro que existe. E quando você tem poucos amigos o mundo se torna maior do que já é. Comecei o blogue La Solitudine para que fosse uma forma de escape de mundo real, onde aqui eu iria postar somente coisas boas. Grandes jornalistas amigos do meu pai adoravam meus textos críticos e inovadores, era uma fase de inovação. Falhei. Tornei o blogue um poço de lamentações e murmúrios que até pouco tempo era lido somente por mim. Se pudesse voltar atrás faria tudo de novo, mas hoje lembrando só lamento.

E todas as meninas lindas e gentis que eu encontrei no caminho, poderia ter aproveitado mais os momentos a dois, poderia ter me preocupado menos com o supérfluo, poderia ter sido mais compreensível. Se pudesse voltar atrás faria tudo de novo, mas hoje lembrando só lamento.

E todas as noites de sono perdidas devorando livros, alguns eu sequer entendia e lia, relia, relia até a cabeça doer e os olhos não pararem de lacrimejar de tanto forçar a vista. Dos dias de sol perdidos em uma biblioteca lendo mais livros. Se pudesse volta atrás... (Por que somente para isso em mim permanece a dúvida, essa experiência foi a que definiu o que sou.)

Gabriel Pontes

3 comentários:

Gabi disse...

Ah Gabriel... "Se pudesse voltar atrás no tempo eu faria tudo de novo, mas hoje lembrando só lamento."

Quando eu fui escrever pro Tudo de Blog sobre o tema, eu fiquei confusa. Eu tinha um limite de 1000 caracteres e tanta coisa pra dizer... normalmente eu acabo tendo que mentir. Um mentirinha saudável, você deve entender... nem todo mundo quer ler o que a gente realmente tem pra escrever. Daí eu disse: "Estaria mentindo se dissesse que se pudesse voltar ao passado cometeria de novo os mesmos erros, apesar de acreditar que aprendi muito com eles."
... E depois de ler seu texto, fiquei pensando... é claro que eu faria as mesmas coisas! Eu não era quem eu sou hoje...

Ah, assunto longo...

Sabe, eu gosto tanto do que você escreve... Eu não ando tendo tempo pra escrever, esse negócio de vestibular, todo mundo falando na minha cabeça ao mesmo tempo e isso e aquilo... tudo isso tem me deixado bastante estática. Confusa também. Daí seu blog me conforta...

Ah, eu li um artigo numa revista essa semana que me lembrou muito você, depois te mando :)

Pergunta: Somos poetas, gênios, sábios em ascensão ou em queda livre?

Eu não sei... acho que não tenho perfil de poeta, gênio ou sábio. Mas a minha loucura está em ascensão, isso sim.

Agora você é um poeta-gênio-sábio em ascensão depois de uma queda livre!

Larissa Oliveira. disse...

' o Ser que sou defini-se pelo ser fui'.

se não tivesse sido o que fui , hoje não seria quem sou...

vc é assim, e sinto orgulho disso
*------*

Felipe Cajazeiras disse...

Juro que desisti no primeiro parágrafo.Meu querido diário, hoje estive com minha primeira namorada e meti a mão...no bolo dela.