Páginas

Encerrado:

Aqui foi o começo de tudo, mas como todo filho um dia tem que ir embora decidi ir atrás de novas experiências literárias no Blog Meia Garrafa e Uma Dúzia de Histórias (www.gabrielpontes.com)
Algumas poesias selecionadas foram migradas para o novo blog.

Aqui jaz um menino cheio de sonhos que não repousam junto com ele.



Gabriel Pontes
g.ponteslima@gmail.com
Escritor

segunda-feira, 16 de março de 2009

Eu Ateu?

Ultimamente venho me questionado muito sobre a questão do ateísmo e até mesmo defendo idéias ateístas já faz um tempo, isso me deixou a duvida: Seria eu Ateu?

Somente a possibilidade já me fez discutir com amigos, decepcionar bastante gente, mas não posso deixar que o "apego" que tenho as pessoas influencie na minha forma de pensar, até mesmo por que não quero ir pela cabeça de ninguém. Por que sei que ninguém vive para sempre em sua vida, o tempo se encarregará de deixá-las apenas em lembranças.

Decepcionei pessoas que muito me ajudaram, a preço de que? Seria defender e movimento tão importante assim. Seria um castigo de Deus?

Sempre houve uma sobrecarga muito grande sobre mim, por meus pais serem Umbandistas, parece que isso levou aos meus conhecidos que se intitulam "missionários do senhor" a quererem salvar a minha alma. Toneladas de pessoas querem me converter ou me levar para 'a casa do senhor', outros tentam me mostrar que Deus não existe e outros simplesmente me ignoram por preconceito.

Poucos tem a sorte de nascer numa família que aceita seu ponto de vista religioso ( será que aceitam?) apesar de nunca ter conversado com eles sobre isso. O que importe é que nunca fui obrigado a seguir religião nenhuma, apenas fazer o que é de direito, o bem sem olhar a quem, esses são ensinamentos que levarei por toda a minha vida.

Nunca gostei de discutir religião com alguem que não estivesse disposto a ouvir o que tinha para falar sem tentar me provar do contrário. Por isso na tentativa de fugir desses 'missionários' alegava ser ateu, e isso causava um impacto grande nas pessoas. O que o ateu tem de tão ruim? É uma pessoa como todas as outras a única questão em jogo é que ele não precisa de um Deus para se desculpar por ser Humano.

É difícil escrever sabendo que muitas pessoas vão ler isso, algumas me elogiarão pela sinceridade, outras irão trocar de caminho ao me ver na rua e outra tonelada dizendo que preciso encontrar Deus.

A questão é: O que é Deus?

Ninguém pode afirmar a existência de Deus, nem mesmo nega-la (Sim, eu sei que está na Bíblia, mas duvido de sua veracidade com o decorrer do tempo). Isso é o que causa o grande vazio dentro de mim de forma que não consigo entender. É tanta coisa em jogo como amizades, família e todo um conceito que lhe é ensinado dês de que você nasce.

E nas Igrejas? Seria mesmo a melhor forma de encontrar Deus?
Aqui um grande amigo chamado Kip Petter diz sua opinião:

HOJE AS IGREJAS ESTÃO BEM DIFERENTES, CADA UM VENDE SEU DEUS COMO PODE, EXISTEM IGREJAS ONDE USAR TATUAGEM PIERCING E BRINCO É TOTALMENTE ERRADO, EXISTEM OUTRAS QUE JÁ PERMITEM, OUTRAS DIZEM QUE É USAR BERMUDA NÃO É DE DEUS, SÓ SE PODE USAR CALÇA, NESSA MULHER SÓ USA SAIA OU VESTIDO, NESSA MULHER SÓ ENTRA COM O VÉU, NESSA HOMEM NÃO PODE TER CABELO GRANDE, NESSA OUTRA SEM NENHUM PROBLEMA PODE SIM TER CABELOS CRESCIDOS, ESSA FALA EM LÍNGUAS ESTRANHAS, NÃO, AQUI LÍNGUAS ESTRANHAS É ERRADO, AQUI MULHER NÃO PODE PREGAR, QUE É ISSO AQUI PODE TEMOS ATÉ PASTORAS.

TERMINANDO, CADA IGREJA VENDE SEU DEUS, PARECEM COMÉRCIOS ONDE CADA UM OFERECE UM PRODUTO QUE SE ASSEMELHA MAIS A VOCÊ, NO QUE AS IGREJAS SE TRANSFORMARAM?
VERDADEIROS COMÉRCIOS E PEQUENAS EMPRESAS?
O BOM É QUE VOCÊ NÃO POSSUI MAIS DESCULPAS, SEMPRE EXISTIRÁ UMA IGREJA ONDE VOCÊ CAIRÁ BEM CERTO?
ERRADO, SÓ EXISTE UM DEUS, UMA VERDADE, NÃO EXISTEM CERTOS E ERRADOS, SOMENTE UMA É CERTA, DEUS NÃO POSSUI INTEGRIDADE E PERSONALIDADE AMBÍGUA, A PALAVRA DE DEUS É ÚNICA, PAREM DE INVENTAR DOUTRINAS PARA SATISFAZEREM SEUS INTERESSES, DEIXEM DE TRANSFORMAR A VERDADE DE DEUS EM MENTIRA!

KIP PETTER!


Acho que já falei tudo que queria falar, e a ultima coisa que me falta é a resposta, interpretem da forma que quiserem.


Sim eu sou Ateu, Ateu por que quando querem salvar minha alma não consigo concordar com esse Deus do medo que me mandará para o inferno, me culpando pelo dom do raciocínio que 'ele me deu' . Ateu por que não acredito nesse Deus por quem matam milhões. Ateu por que não acredito nesse Deus da igreja que me cobra pra entrar para o céu, que me impede de me vestir, andar como quero e de me divertir. Ateu graças a esse Deus.


Mas assim como disse Kip Petter quando discutíamos sobre esse assunto: 'Todos temos nossas formas de ver Deus, acredite no Deus da lua, do sol, mas acredite em alguma coisa!" Esse acreditar para mim chama-se fé, isso eu não perdi, por que o Deus que vejo está nas simplicidade das coisas e na gradeza do universo. Mas não quero e não vou chamar de Deus, pois como ja disse para esse Deus citado acima eu sou Ateu. Eu o chamo de Eu sou, por que Eu Sou a poderosa chama de deus viva presente em mim e em todas as criaturas do universo.


"Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."


Gabriel Pontes

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu disse que viria,
acho que você falou tudo e mais um pouco !
a questão da existência de deus sempre estará em questionamento, temos direito a fazer nossa própria escolha !

Brunna disse...

É interessante sua visão, como sempre axei,e como "Homem", vc tem o direito de pensamento ao qual faz muim sentido, porem uma forma de vc se enganar a respeito disso.
Deus Tem um grande proposito na sua vida...e palavras erroneas são ditas,mas como disse como Homem, ser humano, Nós todos estamos a disposição do erro.
Minha opnião.
Deus te abençõe.(kk)
By:Bruna Lima

Teste disse...

Eu achei super-interresante, pois, a existencia de DEUS nunca foi comprovada realmente,(a ñ ser na Bíblia),que poderia ter sido escrita de forma totalmente distorcida,(ou não), nunca saberemos realmente o q e ou o q ñ é real na Bíblia, apenas supomos. Para uns é totalmente verdade, para outros parcialmente e para alguns nda é verdade.
Talvez todos estejam certos ou todos errados, mas o q importa é q kda um tenha sua crença,"mesmo q os outros olhem 'torto',pois a sua verdade ñ é a minha verdade!!!!

Parabéns pelas obervações, pode ter certz q vc ajudou a expandir meus conhecimentos(mesmo q fosse seu objtivo)!!!!!!.

Anônimo disse...

sei q vc estava esperando algo critico da minha parte gabriel, mas nao irei, apenas tenho algo a dizer, creio em Deus de toda minha força e entendimento, eu tive experiencias q biblias nao explicam,se eu dependesse de biblia para crer em Deus hj eu seria ateu, pq com todos os estudos q fiz ate hj, sei q aquilo q chamam de palavra de Deus, foi totalmente mudada pala palavra do homem, e provo para qualquer um q a biblia foi modificada, esse Deus q a biblia fala, nao é o Deus q eu sirvo,meu Deus nao é assasino e nem muito menos tem dupla personalidade!

kip petter!
q Deus abençoe a todos nos, vermes imundos e incredulos!

Anônimo disse...

...EU SEI QUE VOCE NAO LEMBRA, CONSCIENTEMENTE, PORQUE ERA TAO PEQUENO QUE CABIA NA PALMA DA MINHA MAO!
POIS É : COM SETE DIAS DE NASCIDO O BATIZAMOS EM NOSSA RELIGIAO,A UMBANDA ( DO BANTU - CONJUNTO DE LEIS DIVINAS). E O QUE E O BATISMO NA UMBANDA?
COMO TODOS OS BATISMOS, EM QUALQUER RELIGIAO QUE USE ESSE RITUAL, UMA CONSAGRAÇÃO DO NOVO SER QUE VEIO AO MUNDO A DEUS PAI, A DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO, COMO A DIIVINDADE MAIOR E CONHECIDA POR NÓS, HERDADA DO CATOLICISMO ROMANO.

MAS NA UMBANDA , O BATISMO E ALGO ESPECIAL, PORQUE A MODA DE JOAO BATISTA- ANTES DAS RELIGIOES QUE O IMITARAM- O SER RECEBE A LUZ DO DIVINO ESPIRITO, RECONHECENDO SER , TAMBEM, FILHO DO ALTISSIMO.

ASSIM O FAZEMOS CONSAGRANDO OS CINCO SEDNTIDOS AOS ANJOS QUE O REGEM, E COSAGRANDO O CORAÇÃO, COMO TEMPLO VIVO, AO DIVINO ESPIRITO SANTO, A MÔNADA, A MORADA DO DEUS IMANENTE, QUE ESTA EM NOS E CONOSCO ( EMANNUEL) ,MESMO QUE NELE NAO ACREDITEMOS...

UMA DECADA MAIS TARDE , DEPOIS DE MUITO PRECONCEITO E REJEIÇÃO DA IGREJA ( AINDA OFICIAL) CONSEGUIMOS PARA AGRADAR A FAMILIA "ORTODOXA CRISTA ROMANA",BATIZA-LO NOVAMENTE NUMA CERIMONIA COLETIVA NO INTERIOR DO ESTADO, PORQUE OS SACERDOTES DA IGREJA CATOLICA SE NEGAM A BATIZAR FILHOS DE PAIS QUE NAO FORAM CASADOS EM SUA CRENÇA.

E PARA QUE TODO ESSE ESFORÇO? SERA QUE O NOSSO BATISMO NAO TEM EFEITO, NAO E LEGAL, NAO TEM A APROVAÇÃO DE DEUS?

CLARO QUE NAO! É PORQUE UM BATISMO A MAIS NAO VAI DESMERECER O OUTRO.

SE NADA TIVESSEMOS FEITO VOCE SERIA DO MESMO MODO, A CONTINUIDADE DA CRIAÇÃO DE DEUS, COSMO, OLORUM, ALÁ, TETAGRAMATON, ALFA E OMEGA, TUPAM, MAVUTIZIM, OU QUANDO DOS NOMES COM QUE OS HOMENS, NA SUA IGNORANCIA DESIGNARAM A FORÇA, O PODER, A INTELIGENCIA CRIADORA QUE FEZ A NOS E A TUDO, DO GRAVETO A GALÁRIA E MUNDOS SEM FIM!

NAO DISCUTIMOS RELIGIAO , PORQUE APRENDEMOS QUE A AMAR E A REZAR NAO SE DEVE OBRIGAR. E DE FORO INTIMO.

DE NADA ADIANTA, COMO VEMOS AOS MONTOES, PESSOAS GRITANDO O NOME DE DEUS EM VAO OU EVOCANDO O SAGRADO NOME DE JESUS, E O VENDENDO EM TVS OU PRAÇAS PUBLICAS... O SANTISSIMO NOME, TAL QUAL JUDAS , POR 30 MOEDAS OU DENARIOS.

E LA NO FUNDO DO CORAÇÃO, PARA MIM QUE DESCOBRI NA UMBANDA ESSE DEUS MARAVILOSO , CHEIO DE GRAÇA E AMOR, ( O MESMO DEUS DE TODAS REUNIÕES) SOB NOMES DE OLORUM,OLODUMARÉ, ORUMILA, OXALA, LEMBRO AS PALAVRAS DE JESUS:

- NEM TODO AQUELE QUE DISSER, SENHOR, SENHOR, ENTRARA NO REINO DO PAI.
E ELES DIRAO:
- MAS EU PREGUEI EM TEU NOME, DEDIQUEI MINHA VIDA A TI!

E JESUS ENFATICO:

- AFASTAI-VOS DE MIM , EU NAO VOS CONHEÇO, PORQUE PREGASTE EM MEU NOME, MAS ESQUECESTES DE AMAR O TEU PROXIMO E A DEUS COMO A TI MESMO!

DUVIDAS TODOS NOS TEMOS E TEREMOS SEMPRE, ATE CRECERMOS ESPIRITALMENTE E ENTEDERMOS QUE SERVIR A DEUS NAO E INCENSA-LO E DOBRAR OS JOELHOS EM SINAL DE REVERENCIA, COMO SE ELE, O CRIADOR, FOSSE UM DITADOR, UM TIRANO HUMANANO.

SERVIR A DEUS E ACEITAR A VIDA E SUAS LEIS, NAO DESPREZANDO AS LEIS ETERNAS, NEDM AS LEIS CRISTICAS, TAO BEM NOS DADAS POR JESUS:

-AMARAS O SENHOR TEU DEUS DE TODO CORAÇÃO E AO PROXIMO COMO A TI MESMO.

AQUELE QUE, SIMNPLESMENTE DISCRIMINA, QUE REJEITA, MATA, DENIGRE E DESPREZA SEUS IRMAOS EM DEUS E EM CRISTO FALTAM COM A CARIDADE E SEM A CARIDADE, COMO DISSE PAULO, "NAO HA SALVAÇÃO"!

PENSE NISTO: UMBANDA E PAZ E AMOR. E UM MUNDO CHEIO DE LUZ... E FORÇA QUE NOS DA VIDA E A GRANDEZA NOS CONDUZ. AVANTE FILHO DE FE, COMO A NOSSA LEI NAO HA: LEVANDO AO MUNDO INTEIRO, A BANDEIRA DE OXALA. OU SEJA:

-AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PROXIMO COMO A NOS MESMO.

O TEMPO, VELHO E SABIO MOLDADOR DOS DESTINOS , COM A LUZ DE DEUS LHE MOSTRARA O CAMINHO A SEGUIR ,MESMO QUE ESSA NUVEM DE GAFANHOTOS, FANATICOS E PREDADORES DA FE DOS OUTROS EXISTA.

... SERA COM DEUS E EM DEUS, MESMO QUE PENSE QUE NELE NAO ACREDITA, QUE SEGUIRA O SEU DESTINO. O QUE POR ELE FOI TRAÇADO PARA VOCE.

PROFESSOR ORION

Anônimo disse...

GRANDE SEU MARIO, SEMPRE ADIMIRO TODAS AS VEZES Q VC AGRADEÇE A DEUS PELO TRABALHO, INDEPENDENTE DE RELIGIAO VC MOSTRA SER UM SERVO DE DEUS, E ISSO É OQ IMPORTA, PLACAS DE DENOMINAÇOES RELIGIOSAS NAO LEVAM NINGUEM A DEUS, MUITO PELO CONTRARIO, FAZEM É AFASTAR, OBRIGADO POR TIRAR ESSA IMAGEM RUIM Q EU TINHA, IMAGEM TAL Q FOI IMPLANTADA PELO PROTESTANTISMO EM MINHA MENTE, MAS GRAÇAS A DEUS ESTOU QUASE 100% LIBERTO DESSAS IDEIAS, O PROTESTANTISMO SE DIZ SER A UNICA CERTA, MAS SABEMOS Q NADA Q VEM DO HOMEM É TOTALMENTE CERTO, E TBM Q O MAIOR ERRO É SE AUTO DENOMINAR CERTO E DENOMINAR ERRO AOS OUTROS, O CERTO É SERVIR A DEUS, ALGO Q NAO SEJA ISSO É ERRADO, OBRIGADO SEU MARIO,POR TIRAR MUITAS DUVIDAS MINHAS SOBRE A SUA RELIGIAO, RELIGIAO Q TRANSFORMOU O SENHOR EM UM HOMEM DE BEM, DE BOM CORAÇAO E PRINCIPALMENTE UM HOMEM TEMENTE A DEUS, HJ FICO FELIZ POR ESTAR ERRADO, POIS FOI ESTANDO ERRADO Q DESCOBRI O ACERTO, Q DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS.

INDEPENDENTE DE RELIGIAO, COR, RAÇA, CRENÇA, COSTUME E CULTURA, SOMOS TODOS IGUAIS, AS MESMAS VERMES Q COMERAO AS MINHAS CARNES COMERAO AS SUAS, A NAO SER Q SEJAS CREMADO! RSRSRS!

FINALMENTE NOS TORNAMOS SEMELHANTES!

FIM DA GUERRA RELIGIOSA
FIM DA OPRESSAO
FIM DA MATANÇA DESORDENADA EM NOME DE DEUS

FIM
FIM


KIP PETTER

Anônimo disse...

ESSA LUZ QUE DEMONSTRA AGORA, EM SUAS PALAVRAS , EU VEJO EMANAR DE VOCE, ENQUANTO SER FISICO,DESDE PEQUENINO...PORQUE O "CONHEÇO" DE VISTA DE LONGOS ANOS.

SEMPRE VI EM VOCE UMA LUZ ESTRANHA, UMA LUMINESCENCIA QUE BRILHA AOS OLHOS DO MEDIUM VIDENTE E QUE MUITAS VEZES NAO SABEMOS O QUE É...

DO TIPO ESTRANHO, BIZARRO PARA UNS, VI NOVAMENTE ESSA LUZ EM SEUS POEMAS PUBLICADOS PELA PRIMEIRA VEZ NA INTERNET POR MINHA FILHA, ALICE..

E OS QUE O TEMEM OU TEMIAM POR POSTURA OU POR SIMPLES PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, NUNCA VAO VER ESSA LUZ, ESSE AMOR QUE TRANSMITE AO PROXIMO PELO OLHAR E SORRISO!

JOQUE ESSA LUZ AO MUNDO MEU JOVEM KIP...SUA MISSAO E ESTA.

OS QUE TEM LUZ PROPRIA SAO REJEITADOS, DISCRIMINADOS E PERSEGUIDOS, MAS NAO PRECISAM DE CODIGOS DE AMURABE OU LIVROS DITOS SAGRADOS E ESCRITO POR MAOS HUMANAS... FAZEM PARTE DO DIVINO EM MINUSCULAS PARTES: TÊM O DEUS "EU SOU O QUE SOU" DENTRO DO CORAÇÃO.

OBRIGADO PELAS PALAVRAS GENEROSAS, GENTIS MESMO. CONTE SEMPRE NOSSA ADMIRAÇÃO ( TODOS DA FAMILIA O ADMIRAM)E NOSSA FRATERNA AMIZADE.

TENHA CERTEZA DE UMA COISA: VOCE NAO PRECISA MAIS PROCURAR DEUS...ELE ESTA CONTIGO MESMO!

PROFESSOR ORION

Anônimo disse...

Muito bom o texto, soube muito bem como transmitir tudo que pensava. Você tem um grande futuro garoto!!!

Um Grande abraço!

Adamasceno.

Anônimo disse...

obrigadoa à todos, de coraçao mesmo, agradeço à Deus por ter saido desse mundo de alienaçao, obrigado a sua familia seu mario q Deus abençoe à todos nós, que somos seres unicos criados por ele!

somos irmao antes de tudo!

kip petter!

Unknown disse...

Meu querido, já passei por estas reflexões antes. Em idas e vindas já passei por muitas vertentes de crenças e descrenças. E hoje, depois de reflexões antropológicas e pessoais, consigo definir para mim uma compreensão destes mistérios. A minha visão apenas que é incompleta, pois sou uma eterna buscadora, eterna pesquisadora. E em uma perspectiva da alteridade, não-etnocêntrica, aprendi a respeitar as múltiplas expressões do humano, sejam sexuais, estéticas, políticas, filosóficas ou religiosas. Posso até não concordar com algumas e no papel de docente devo disponibilizar ferramentas ao meus alunos e também meus amigos e conhecidos para desconstruir cr´ticamente "verdades" estáticas, rígidas... Mas sem cair em atitudes totalitárias.
Após um logo período oscilando entre atéismo e agnosticismo me defino hoje como espiritualista (mas sem me ater a religiões) por motivos e vivências pessoais, que me fizeram procurar novamente a conexão do micro com o macrocosmo. A "União", o Yoga, sentir o fluxo de "Chi". A divindade é um conceito abstrato, é a totalidade da qual fazemos parte. Os hindus e yoguis tem uma saudação, namastê, a divindade em mim sauda a divindade me você. Sim somos seres divinos, parte do todo indivisível do Universo. Os homens, através de suas culturas procuram essa conexão, criam religiões e multiplas faces para a divindade, mas nenhuma versão pode dar conta da totalidade, de compreender o misterioso fluxo de energia, caos, destruição e criação... O que resta mesmo é viver bem, buscar harmonia em si e como os outros, com ateismo, agnosticismo ou deísmo. Meu marido mesmo é ateu e em outros momentos é agnóstico, depende muito do momento da vida. Somos seres de múltiplas possibilidades. E isso é maravilhoso. Tudo o que eu peço a ele e que desejo para você, é que busque ser feliz e nunca tenha medo da vida, de amar, mesmo que no meio do caminho tropece ou sofra. As adversidades nos fortalecem. O que não mata nos fortalece... Nilismo é importante para o desenvolvimento do senso crítico, para a revisão do pensar, nos joga no perspectivismo. Mas nunca deve-se deixar se tragar, alguns se deprimem, mas mesmo que não se acredite na divindade, mesmo que em seu caminho encontre tantas pessoas em outros estágios de pensamento, preconceituosas e limitadas, nunca se deixe abater e viva a vida sem medo. Tudo ao seu tempo pois o seu caminho é só seu, suas descobertas só suas. Só não esqueça de manter a mente aberta e ser fiel a si mesmo. No caminho ensinamos e aprendemos, de mais velhos, de mais novos, de pessoas alinhadas com o nosso pensar e também de pessoas totalmente diferentes. Já o considero muito maduro para sua idade. Mesmo que você não acredite sei que você é uma alma antiga por isso tão cedo se envolve com questões tão profundas. Nunca abandone sua atitude de pesquisador, de pensador, escritor e criador de si e de idéias.

Grande abraço e beijo de sua prima que te admira, mesmo a distância!